de PELE & URSO
Red Bull House of Art, Lisboa, 2012
Curadoria de Alexandre Melo
de PELE & URSO é o título desta exposição de RICARDO BARBEITO. É também o título de um filme, obra fundamental da exposição, que acompanha uma figura com aparência de urso nas suas deambulações por lugares, ruas e sítios de Lisboa. Não sabemos de onde vem nem o que lhe aconteceu antes de chegar aqui. Não sabemos o que pensa, o que sente, o que sabe ou não sabe. Ou seja, sabemos apenas um pouco menos sobre esta entidade do que aquilo que realmente sabemos sobre nós próprios e os seres humanos que nos rodeiam. Ele cruza-se com uma cadela salsicha, meia dúzia de ovos, a Pantera Cor de Rosa e pessoas parecidas connosco. É assim a relação entre a arte e a vida, entre os artistas e as outras pessoas que talvez também possam ser artistas. No caso desta entidade, devido à sua formosa e atraente pelagem alguns estudos podem ser feitos. A análise microscópica comparada de diferentes tipos de pêlos dá-nos algumas pistas, o estudo dos códigos genéticos já foi iniciado. Aguardam-nos extraordinárias revelações sobre as nossas capacidades de transformação.Mais comoventes que os tubos de ensaio e as imagens ampliadas de pêlos são os objetos e documentos que o nosso semelhante com aparência de urso entendeu serem suficientemente importantes para os guardar na sua mala. Num desses documentos fala-se uma Lisboa que se desenvergonha, o que é uma maneira de sugerir que a alegria não é impossível.O que poderá acontecer se conseguirmos inventar os ovos de um urso? Para o sabermos podemos recorrer à sabedoria ancestral das galinhas que vivem nas memórias da nossa infância. No quintal das traseiras das nossas avós ou nos aviários nas redondezas da casas das nossas famílias no campo.Podemos passar as mãos pelo pêlo ou sentir o calor dos ovos. É todo um mundo de possibilidades de transformação que se abre diante de nós.

Alexandre Melo, 2012
#Vistas gerais do núcleo principal da exposição
A série das Microscopias compreende a construção de uma colecção de amostras de pelos ou cabelos que foram observadas ao microscópio e, posteriormente, registadas em formato digital.

Os visitantes interessados em participar neste processo, durante a residência, podiam dirigir-se ao artista e doar uma amostra, facultando o seu contacto email e alguns dados, como as iniciais do nome e apelidos, a origem e a data de nascimento, necessários para a catalogação das amostras e criação de mapas genéticos.
Microscopia #1: Pelos & Cabelos, 2012.
Vídeo, loop 05’04’’
Observação microscópica de pelos.